Orientação profissional

Em geral, a primeira escolha profissional ocorre na adolescência, fase da vida repleta de inseguranças, dificuldades, desafios e incertezas, quando raramente o jovem está preparado para lidar sozinho com situações de uma escolha tão importante e permeada por tantas expectativas. Este momento de escolha profissional pode se tornar um grande dilema na vida de algumas pessoas, pois envolve o seu futuro, e nestes casos é importante e indicado um processo de Orientação Profissional e de Carreira.

A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) é um processo que busca auxiliar as escolhas profissionais e as questões que permeiam esta fase da vida, dando mais segurança e confiança ao jovem que precisa realizar estas escolhas e se manter emocionalmente bem na nova vida acadêmica.

E nos dias atuais fica cada vez mais evidente o quanto os jovens e adolescentes muitas vezes são estimulados a pensar numa decisão tão importante, que é sua profissão e construção de uma carreira, apenas no último ano do ensino médio, o que gera muita ansiedade, momentos de confusão e conflitos internos. Com o objetivo de auxiliar os adolescentes a refletir com mais tranquilidade e maturidade essa escolha e momento de vida, sugiro a Orientação Profissional e de Carreira, como uma forma estruturada de alinhar o autoconhecimento, o conhecimento sobre as realidades socioprofissionais e suas transformações (atuais e futuras) e as competências socioemocionais, para enfrentar os momentos desafiadores do vestibular e se manter numa universidade, assim como a própria escolha da profissão que mais se conecta com o perfil do aluno. E a partir desse conhecimento, poder realizar uma transição para sua escolha profissional e universidade com maior autoconfiança e segurança, que com certeza lhe trará maiores possibilidades de sucesso e bem estar.

A proposta de trabalho em OPC abrange também àqueles que se encontra em conflitos com a profissão já desempenhada, insatisfeitos com o curso estudado na universidade ou sofrem por enfrentar uma nova etapa da vida, como no caso da aposentadoria. Para este público é recomendo a (re)orientação profissional e planejamento de carreira.

Público Alvo:

  • Pessoas que estejam em dúvida sobre suas escolhas profissionais;
  • Estudantes do ensino fundamental e ensino médio; Vestibulandos;
  • Universitários; Adultos com ou sem formação superior;
  • Pais ou responsáveis por adolescentes envolvidos no processo de OP.

Benefícios em se realizar a Orientação Profissional e de Carreira:


Rolar ao topo
Criação de Sites